Todas as mulheres sabem o poder imenso de uma boa maquiagem. Ela pode fazer seu dia da revolta hormonal virar um dia comum… Não é à toa que as empresas investem milhões todos os anos em pesquisa e em publicidade – esse é um elemento 100% necessário para uma mulher que seja vaidosa.  Existem vários tipos de maquiagem: a iluminada, bronzeada, básica, carregada para um evento mais propício.

No entanto, quando temos um compromisso, às vezes não sabemos como usar as maquiagens, as cores, ou até mesmo quais os efeitos mais apropriados para tal ocasião.

Aí vão algumas dicas sobre todos os tipos de maquiagem e como usar esse elemento a seu favor:

Maquiagem Neutra

A primeira que vamos investigar é a maquiagem neutra ou básica usada para o dia a dia.

Make neutraParticularmente é uma das minhas favoritas, pois mostra você exatamente como você é – só que melhorada… A intenção desse efeito é esconder as pequenas falhas, ressaltar as qualidades e deixar uma aparência saudável. Para usar no trabalho, na escola, na sorveteria, enfim, passeios casuais. E como fazer? Limpar a pele antes de tudo é muito importante, e logo após a limpeza hidrate com um protetor solar (oil free se sua pele for oleosa) e comece passando um corretivo bom. Preste atenção para não ressaltar seus defeitos ao invés de esconder, pois cada tom de pele pede um tom específico de corretivo. Depois de corrigidos os defeitinhos, passe uma base também muito similar com a cor de sua pele. Tome cuidado para espalhar bem, espalhe até onde o cabelo nasce, perto das orelhas, no pescoço. Se você tem uma falha que não gosta na sobrancelha, agora é a hora de usar uma sombra marrom (marrom escuro para as morenas e claro para as loiras) com um pincel que defina bem e arrume a falha. Depois, passe pouca quantidade de pó, para que seu rosto não fique reluzente. Espalhe bem. Com o pó passado, você aplica um blush em tom rosado ou alaranjado (não muito, só levemente alaranjado) para dar um tom natural à sua pele. Se quiser, use um gloss ou batom cor de boca. Está pronto…

Maquiagem Iluminada

Agora, a make iluminada, que tem muito a ver com a de cima.

Make iluminadaEssa você faz quase do mesmo jeito que a de cima, só que para esse efeito mais iluminado, vai precisar de um iluminador – é um investimento que vale a pena. Passe o iluminador na região “T” e um pouco em volta do nariz e no queixo. A intenção aqui é mostrar seu rosto fresco e quase como se fosse nude. Perceba a sobrancelha bem contornada com sombra. No olho, você pode optar por colocar apenas uma sombra marrom bem clara ou algum tom rosado (precisa ser quase imperceptível) somente na parte de baixo do olho. Na parte de cima, você usa um tom bem claro, mas cuide para não deixar branco aparecendo, pois esse não é o efeito que você está procurando. Passe uma sombra iluminadora no canto interno do olho e por dentro um lápis branco – vai abrir o seu olhar. Na boca, batom nude. Blush muito discreto e não muito demarcado. Essa make é boa para eventos casuais, mas ainda assim é muito sedutor, pois destaca o olhar.

Maquiagem Bronzeada:

Make BronzeadaEssa make é perfeita para o verão, ela dá um ar saudável, descolado e sexy. Nesse caso, você vai precisar de um pó bronzeador (existem outros produtos que dão o efeito bronzeado – investigue a vendedora sempre que for comprar). Quando você fizer uso desse estilo, aproveite para destacar seus olhos com sombra. A cor pode ser grafite, preta, marrom escuro, até mesmo um verde petróleo fica bom. Para conseguir esfumaçar os olhos dessa forma, você precisa de um pincel adequado: redondo, pequeno e fofinho. Existem lápis que já possuem na ponta oposta o esfumaçador – ajuda bastante. Abuse nas camadas de rímel. O blush, agora, pode ser mais para o tom terroso. Uma dica que funciona bastante: passe o pincel no blush mais terroso e, em seguida, passe em um tom mais rosado de blush. O efeito fica como esse da foto, tem um toque sutil de rosa. Como seus olhos já vão estar em destaque, procure usar um batom de cor mais discreta, pode ser tanto para o rosa quanto para o marrom – um gloss fica lindo.

Maquiagem Colorida ou Lúdica:

Make ColoridaEssa você, garota original e alegre, certamente adora. Você pode brincar com as cores das sombras, buscar referências na internet, usar de acordo com a cor da bolsa ou sapato, diferente. Enfim, como achar melhor. Só tome cuidado para não cruzar a linha de maquiagem colorida para maquiagem artística (que é aquela usada em circos e peças de teatro). Tente não usar tons de sombra branco, use os tons mais claros das mesmas cores que já está usando. Se for delinear, não o faça com preto. O blush é claro, o batom também. Não precisa abusar no rímel. Existem vários jeitos de fazer uma make assim. Você pode usar duas, três e até mesmo mais cores. O importante é brincar e se sentir bonita. Use em festas, eventos especiais.

 Maquiagem Batom Vermelho ou Olho Escuro:

Make batom vermelho ou olho escuroAqui, você precisa escolher. A maquiagem com batom vermelho pode ser usada no dia a dia, se esse for seu estilo (mais ousada). O olho bem marcado, guarde para usar em eventos noturnos, de moda, shows. O segredo é se focar somente em um elemento, seja o olho ou a boca. Ambas as maquiagens pedem blush discreto. Com o olho esfumaçado ou delineado, você aproveita para pintar os lábios com batom cor de boca. Com batom vermelho, não use sombra, somente o blush e um toque de rímel. Preste atenção que, para usar um batom que ressalte os lábios, você precisa estar com os dentes em dia. Senão, o batom vermelho só vai ressaltar o seu defeito.

Dica extra: para que a maquiagem dure mais tempo, você pode passar spray fixador de cabelo no rosto. E para que o batom dure mais tempo, você pode passar por baixo dele sombra de cor similar. Aproveite e abuse dos vários efeitos que sua maquiagem pode ter.

Eaí, gostou das dicas com os tipos de maquiagem?

Tags: ,