segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Quando inicia as inscrições para o vestibular UFPE?

A Universidade Federal de Pernambuco é uma das melhores instituições públicas do país, tendo formado centenas de profissionais com excelência no mercado nas mais diversas áreas ofertadas. O ingresso na UFPE é muito concorrido e para participar os estudantes devem realizar uma prova específica. Quer saber quando você pode se inscrever para a universidade? Entenda tudo no texto a seguir.

Vestibular

A UFPE é a melhor instituição de ensino superior do estado e representa excelência na área de pesquisa para o país. Diversos cursos são ofertados pela universidade, e para concorrer as vagas é necessário participar do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

O Enem padronizou o ingresso nas instituições públicas de todo o país, e para conseguir a sua vaga na UFPE é necessário participar do exame e alcançar uma boa pontuação.


Entretanto, vale lembrar que existe a execução do vestibular próprio para alguns cursos específicos da UFPE. São eles: Dança, Música e Letras-LIBRAS.

Além disso, existem as categorias de vestibular interno, transferência e o extra vestibular. Cada uma destas avaliações tem data singular e não são anunciadas anualmente.

Quando se inscrever?

Para participar dos cursos, você deve se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio que geralmente dispõe a opção a partir de maio. A avaliação ocorre em novembro.

Depois de participar e verificar a sua pontuação no Enem, você deverá se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SISU). O sistema é responsável diretamente pela distribuição de vagas na rede pública de ensino superior. O SISU 2019 provavelmente ocorrerá em janeiro.

As outras categorias do vestibular da Universidade Federal de Pernambuco podem abrir no começo do primeiro semestre ou do segundo semestre do ano. Os interessados devem ficara tento no site da UFPE para a divulgação das possíveis datas.

Como se inscrever?

Para realizar a inscrição SISU é preciso acessar o site oficial do sistema, quando for divulgado o período de inscrição em janeiro. No site, o estudante deverá informar os dados do Enem assim como os seus dados pessoais.

Após o cadastro no sistema, o participante poderá verificar as vagas, instituições e cursos. Será necessário a seleção de duas opções de curso, lembrando que o sistema dará prioridade a primeira opção.



Para garantir a sua vaga, é necessário superar a nota de corte do curso escolhido no último dia de funcionamento do sistema. Além da inscrição em janeiro, o SISU também abre vagas no começo do segundo semestre, no meio do ano, e você pode se inscrever com a mesma nota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário