segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Entenda Como a Redação do Enem é Avaliada

Quem vai participar do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), já deve saber que será necessário preencher a prova de redação. Esta modalidade do exame é fundamental e uma boa nota pode garantir o seu ingresso no ensino médio.

A redação do Enem tem funcionamento próprio e critérios independentes. E para saber em que se aprimorar, entenda a seguir como a redação do exame é avaliada:


O que é o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio padronizou ou ingresso no nível superior, distribuindo as vagas para a rede pública e a rede privada de ensino através da pontuação alcançada.

Para a rede pública, o sistema responsável é o SISUO Sistema de Seleção Unificada utiliza a nota total do Enem para preencher as suas vagas nos mais diversos cursos de universidade pública.

Enquanto isso, o sistema responsável pelas vagas da universidade particular é o PROUNIO Programa Universidade Para Todos foi criado com o intuito de facilitar o acesso ao ensino de qualidade para o jovens de baixa renda.


Critérios da redação

Domínio da língua portuguesa

O domínio da norma culta da língua é um dos principais critérios da redação do Enem. Tudo será minuciosamente analisado, desde à concordância até a pontuação.

Fidelidade ao tema e a proposta da redação

No dia da prova, você saberá da proposta de redação e do tema. É importante avaliar com cuidado os textos disponíveis e manter o seu foco nele. Redações que fogem do tema principal têm a sua pontuação reduzida.

Poder de argumentação

O poder de argumentação será um ponto muito importante do seu texto. Você deve estar informado e afirmar somente o que você sabe Conquiste o seu leitor!

Domínio da expressão

Saber usar do português e se expressar corretamente em todo o texto, e principalmente na hora de argumentar é fundamental para o sucesso da sua nota.

Proposta de intervenção

Ao final do seu texto, é preciso que haja o bom desenvolvimento da proposta de intervenção. Isto quer dizer que você deve propor, de formar impessoal. soluções para a problemática do tema.

Como se preparar para a redação?

Se você vai participar do ENEM 2019precisa começar a se preparar o quanto antes. A nota da redação pode variar de peso de acordo com o curso de sua escolha. Veja a seguir como você pode estar preparado:
  • Leia bastante;
  • Esteja por dentro dos últimos assuntos mundiais;
  • Pratique a escrita;
  • Esteja por dentro da das norma da língua portuguesa;
  • Refaça redações de provas antigas do Enem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário